5.7.19

Efemérides de junho de 2019



Luiz Antonio da Cruz



Procissão de Corpus Christi, Rua Direita, década de 1940.





2 DE JUNHO DE 1753 – No Senado da Câmara de Vila Rica, por parte de Simão Martins reclamava, como capitão-do-mato, o pagamento de seis oitavas de ouro “a que tinha direito”, por ter morto em resistência a Manuel Ganguela, escravo de Manuel Tomás da Silva Carmo, exibindo documento assinado pelo então juiz ordinário, Manuel Manso da Costa Reis, em que provava ter apresentado ao referido juiz a cabeça de Ganguela.

Naquele tempo havia grande número de escravos fugidos e que formavam quilombos e atacavam os viandantes e em consequência da enorme mineração de ouro nas cercanias de Vila Rica.

O Senado exigiu a informação do escrivão da Câmara, do procurador que afirmavam verdadeiro o alegado. Simão Martins, que aos 28 dias do mês de junho do mesmo ano jurou que realmente matara o dito negro, então, o Senado da Câmara ordenou o pagamento.

9 DE JUNHO DE 1715 – Foi criada a 5ª vila mineira, a Vila de Pitangui, por ordem do Governador D. Brás Baltazar da Silveira. As três primeiras criadas foram em 1711, Vila Rica, Vila do Ribeirão do Carmo e Vila Real de Sabará. Em 1713 foi criada a Vila de São João del-Rei. São José, a 6ª vila mineira, foi criada três anos depois, em 1718.

10 JUNHO DE 1842 – Revolução (longa enumeração de abusos, fraudes, tropelias e violência da administração pública) – Na cidade de Barbacena o movimento político durou cerca de dois meses e dez dias e convulsionou parte da província de Minas Gerais. Dessa revolta, há um curioso registro de entrincheiramento da Rocinha da Negra e após ligeiro tiroteio, foram desalojados os insurgentes a 5 de julho, pela 1ª coluna das forças legais. A Rocinha da Negra pertenceu ao Alferes Tiradentes.

13 DE JUNHO 1790 – Padre Toledo estava preso na Fortaleza da Ilha das Cobras e foi interrogado pela quinta vez.

13 DE JUNHO – Dia de Santo Antônio - Padroeiro de TIRADENTES, LISBOA e PÁDUA. Ele nasceu em Lisboa, 15 de agosto de 1195 e faleceu em Pádua, 13 de junho de 1231. Foi batizado como Fernando, é Doutor da Igreja - sua vida religiosa era filiada à Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz, que seguiam a Regra de Santo Agostinho, no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa. Ao se tornar franciscano, em 1220, viajou muito, vivendo em Portugal, Itália e França e retornou finalmente à Itália, onde encerrou sua carreira em Pádua. É um dos santos mais populares do Brasil. SANTO FORTE e das causas impossíveis, essa é uma das orações mais antigas:


Que milagres quer achar contra os males do demônio?
Busque logo Santo Antônio, que logo o irás encontrar.
Aplaca a fúria do mar, tira os presos da prisão,
ao doente torna são e o perdido faz achar.
E, sem respeitar os anos, socorre a qualquer idade,
abonam esta verdade os cidadãos paduanos!


Infelizmente a festa do Padroeiro de Tiradentes é ofuscada pelo Jubileu da Santíssima Trindade, que a cada ano está mais descaracterizado e sem identidade.

11 DE JUNHO DE 1709 – Posse de Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, Governador das capitanias reunidas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – fato em decorrência à Guerra dos Emboabas, em que a região do Rio das Mortes assistiu dos de seus episódios, o “Capão da Traição”.

18 DE JUNHO DE 1744 – A Câmara da Vila de São José tomou posse do “lugar e districto do descubrimento de Tamandoá e seo Arrayal de Sam Bento” – ocorreram diversos conflitos entre o povo de Tamanduá e São José. Padre Toledo saiu em defesa de São José e enfrentou o povo da localidade.

20 DE JUNHO – Celebração de Corpus Christi. A procissão do Corpo de Deus em Tiradentes foi fotografada em alguns anos da primeira metade do século XX, são imagens elementares para que possamos compreender a situação de conservação do conjunto arquitetônico local, bem como registros memoráveis do Patrimônio Humano.

21 DE JUNHO 2019 – Por iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, realizar-se-á a exposição “A modernidade de Roberto Burle Marx em Tiradentes”.

27 DE JUNHO DE 1869 – Primeira estrada de ferro em Minas Gerais, com a assistência do imperador, da imperatriz, do Duque de Saxe e muitas pessoas, trecho da Estrada de Ferro de D. Pedro II, no município de Mar de Espanha.

28 DE JUNHO DE 1720 – Revolta de Felipe dos Santos – Explica-se bem que a Felipe dos Santos, como a Tiradentes 72 anos depois, coubesse a glória de ser a única vítima de pena capital: além de revoltoso, fora ele o braço e a alma do movimento. Em suas cartas a D. João V e ao vice-rei o governador qualifica-o “o mais diabólico homem que se pode imaginar, o agente por quem o povo se movia e que fez coisas inauditas nos motins”.

27 DE JUNHO DE 1789 – Foi preso em Minas Gerais, o Dr. José Álvares Maciel, um dos mais importantes e dos mais simpáticos vultos da Inconfidência Mineira.

30 DE JUNHO DE 1791 – Acareação dos inconfidentes José Resende Costa e José Resende Costa Filho, no Rio de Janeiro.

30 DE JUNHO DE 1738 – Casaram-se na Matriz de Santo Antônio da Vila de São José, Domingos da Silva e Antônia da Encarnação Xavier – os pais do Alferes Tiradentes, o vigário na época era o padre José Nogueira Ferraz.

Referência:
VEIGA, José Pedro Xavier da. Mineiras Efemérides 1664-1897. Belo Horizonte: FJP1998.
VELLOSO, Herculano. Ligeiras memórias sobre a Vila de São José nos tempos coloniais. Tiradentes: IHGT, 2013.


Nenhum comentário: