11.11.14

Agostinho Ferreira




Agostinho  na Prataria da Matriz, 1977.


Conheci o Agostinho Preto na minha infância. Ele nasceu no dia 5 de maio, mesmo dia do aniversário da minha mãe, só que ele nasceu 25 anos antes, em 1900. Sempre foi empregado da prefeitura, diga-se que, antes de haver a prefeitura, ele era empregado da Câmara e a sua primeira função, aos 18 ou 20 anos, era acender os lampiões de querosene das ruas.  Ia na frente o João Nepomuceno, o “Tiojoão” colocando querosene nos recipientes e o Agostinho ia atrás com uma vara com estopa na ponta incandescente a ascender os lampiões. Eram apenas 24, da matriz até na esquina do sobrado do Chiquinho Fonseca, atual prefeitura. Em 1923, inaugurou-se a luz elétrica e acabou a função do Agostinho e ele virou um operário qualquer. Não mais era mensageiro da luz. Casou-se com a Zina (Flausina)  e não teve filhos, seus filhos eram os sobrinhos, que os chamavam de “Zé”.

Foi fiel ao “sô” Joaquim Ramalho a vida toda, mesmo quando a Orquestra se partiu em duas, em 1922, por causa de uma briga na campanha política da eleição de presidente, em que o Antônio de Pádua Falcão, na oposição, abriu uma orquestra dissidente. Agostinho trocava tromba ou “baixo” na banda do Ramalho e cantava no naipe “Baixo” no Coro da Orquestra Ramalho. Tinha vozeirão no solo da Ladainha do Padre Zé Maria, no setenário das Dores. Aliás, contava-se que o Padre Zé Maria era compadre do meu trisavô, José Luiz Ramalho e compunha por encomenda, como a novena de São João Evangelista, que ele escreveu e só veio ouvir na igreja, escondido na sacristia.


Foto do filme "Proezas de Satanás na Vila do Leva e Traz", 1967.


Mas, voltando ao Agostinho, terror das crianças que subiam ao coro e que ele expulsava com a indicação da porta e a palavra imperativa “desce”, e todos sumiam pela escada abaixo do coro da Matriz. Mas se o encontrasse na rua, o bolso do seu paletó era repleto de balas para todas as crianças. Se faltasse tenor, ele resolvia a situação fazendo a parte de tenor, e cantava meio dançando com um pé no banco do coro, marcando o compasso.

Não me lembro dele trabalhando na prefeitura, já o conheci aposentado e “dono” de todas as igrejas de Tiradentes. Ele se desdobrava em cuidar da matriz como sacristão e guardião. Tocava o sino da entrada para as missas, arranjava os paramentos sobre o arcás, aviava o altar com cálice, vinho, hóstia, campainha, capa de asperges, matraca e todo o necessário. Acendia as velas e corria para o coro, para cantar. Tinha as chaves da Matriz, do Rosário, da Trindade e da prataria, onde não deixava ninguém entrar. Ele ia lá, buscava os castiçais de prata e nós carregávamos da porta para fora. Foi uma honra quando, lá por 1975, ele me deixou entrar para ver a prataria. Por ironia, após sua morte, a chave me foi entregue e a repassei ao Joaquinzinho Ramalho, que certamente era mais responsável que eu.

Na sua casa da Rua Direita, 37, havia uma Cruz processional de latão e uma mala de papelão duro, onde havia paramentos, cálice, patena, galheta, hóstia, vinho e paninhos de altar para qualquer missa ou procissão fora da matriz ou nas capelas rurais. Tudo sempre pronto. Agostinho era acima do padre, do Dom Delfim, das irmandades, sua autoridade determinava, era maior. Na festa da Trindade ele se mudava para uma casinha de quatro cômodos que fez na praça, só para ficar perto “da minha mãe de braços abertos” ao que eu retrucava perguntando “se minha mãe era barbuda”, e ele estava referindo-se ao Pai Eterno.

Coro Paroquial, 1951.

Na festa da Trindade, íamos no primeiro dia da novena, ornamentar a igreja. Eu acompanhava a Regina Conceição e a Dalzira Moura Campos e lá ficávamos o dia inteiro. O Agostinha chegava com duas garrafas térmicas de café e sacolas de biscoitos feitos pela Zina e era o nosso almoço, como o era quando montávamos a Matriz para a Quinta-feira Santa. As vezes, brigávamos muito, porque eu colocava as velas tortas na banqueta da Matriz ou porquê ele queria bater pregos na talha dourada.
As igrejas eram sua casa e ele dava conta de tudo, Festa do Rosário, missa no São Francisco, no Canjica, tesoureiro das Mercês e Zelador da Trindade.

Ele não bebia, eu nunca o vi beber, mas sempre perguntava “menino, tem dinheiro pra tomar uma cerveja?”, logo enfiando a mão no bolso de baixo do paletó para nos “emprestar” um trocado. Estava na igreja desde os tempos do “sô vigário”, ou seja, do Padre José Bernardino. Em 1932, já aparece como “armador” na Semana Santa.  Certa vez, ele nos fez dormir no coro da Matriz, pois achava que poderia aparecer um ladrão. Imagine o que nós faríamos se houvesse realmente um assalto.

Andava sempre vestido com um surrado paletó escuro e calçado de sandálias franciscanas por causa dos calos. Era filho de “Sá Chica Ferreira” e não me lembro o nome de seu pai, mas sei que ele fez as jarras de cerâmica vidrada que havia em todas as igrejas. Hoje temos algumas recolhidas no Museu da Liturgia. Me esqueci de dizer que ele sempre usava um chapéu velho de lebre. Agostinho conhecia cada peça, cada cálice, cada imagem, cada castiçal, cada toalha de todas as igrejas e falava “esse missal não é daqui, é do Gaspar ou do Bichinho”.

Cartão postal, déc. 70, com Agostinho descendo a rua.

Entre muitas funções, ele vestiu por 50 anos a imagem do Senhor dos Passos, sempre trancado na sacristia para que os meninos não vissem, nem olhassem no buraco da fechadura, pois nossa curiosidade era imensa.  Quando, em 1980, ele adoeceu, mandou me chamar na casa dele. Ele estava sentado em uma cadeira no quintal cheio de galinhas. Já cuspia sangue. Me ordenou: “vai trocar a roupa do Senhor dos Passos, porquê eu não posso”. Ao que recusei: “o senhor nunca me deixou fazê-lo, não sei”. Aí, ele me disse: “Sabe sim, é necessidade, não se esqueça de vestir três camisas e dar o nó do cordão direito, o Nogueira sabe”. E essa função foi minha por mais de 20 anos, até que abandonei, com desentendimentos paroquiais. Mas, se o fiz por muitos anos, foi por determinação do Agostinho, eu não podia desobedecer.

No fim, já internado na Santa Casa de São João del Rei, eu passava para vê-lo quando eu ia para a escola e ele me dizia que Nossa Senhora das Mercês já o estava chamando e mandou que fôssemos a sua casa buscar as coisas da Igreja, o que fizemos com Joaquinzinho Ramalho, Antônio Nogueira e Padre Nacif. 
Procissão da Santíssima Trindade, 1968. Foto de Maria J. Moura.

Como uma última nota, eu estava organizando uma exposição, “Um Século de Fotografias em Tiradentes”, que iria abrir em janeiro de 1981, e escolhi algumas fotos que Agostinho tinha na parede. Ele me disse “se eu já tiver morrido, você entra e tira da parede, os retratos são seus”. Uma destas das fotos, a dos acólitos, de 1925, inclui no meu livro “A Matriz de Santo Antônio em Tiradentes”. E mais os “quadros de santos” da sala, me disse “ele são seus”. Após sua morte, Lili, sua filha adotiva, me mandou entregá-los e ainda hoje estão na parede de meu quarto.

Na missa de corpo presente, executou-se a Missa de Requem do Padre Zé Maria Xavier e o “seu” Domingos, já falecido, cantou tão emocionado um solo do “De Profundis” que a voz ficou embargada e as lágrimas corriam no seu rosto de quase 80 anos. Seu Domingos era o outro baixo do coro, e era da Lira Sanjoanense, mas vinha sempre reforçar a Ramalho.

Agostinho em foto de Fernando Pitta, déc. de 80.

Por fim, o Agostinho, da maneira dele, as vezes suaves, as vezes “mandona”, ditatorial, nos ensinou a defender, a amar, valorizar nosso patrimônio religioso, seja o material, defendido com unhas e dentes por ele, seja o imaterial, cantando durante quase 60 anos no coro da orquestra ou tocando seu “baixo” na banda. De onde ele está, sei que olha por todas as igrejas de Tiradentes e por nós, que não fizemos nada perto do que ele fez. Viva o Agostinho.

Texto do Sócio Olinto Rodrigues dos Santos Filho

___________________

Obs.: Foi o Agostinho que me ensinou que “entrada de missa” toca-se 100 badaladas e se for vigário toca-se mais 3 e se for padre de fora toca-se mais 8 badaladas. 

Nenhum comentário: