2.3.16

Menino Deus da Igreja da Santíssima Trindade


Por volta de 1968/69 foi furtada no Santuário da Santíssima Trindade uma imagem do Menino Deus, do tipo “Salvator Mundi”, em madeira esculpida e policromada, com os cabelos dourados. O menino nu, de braços abertos com a mão direita de abençoar, pisava um globo terrestre em tons azulados. Esta imagem, possivelmente mineira, devia datar do início do século XIX. Ela ficava entronizada no retábulo colateral à direita de quem entra (no outro ficava o São José, que hoje está no nicho do altar-mor), que ainda tem seu símbolo pintado na mesa do altar. Esses retábulos são posteriores a 1824, pois neste ano o bispo D. Frei José da Santíssima Trindade cita a igreja com um só retábulo de “tábua recortada e pintado de branco”.

Essa imagem saía em procissão em um andorzinho feito especialmente para ele, quando havia a Páscoa das Crianças. A procissão saía da igreja matriz e ia até o Santuário da Santíssima Trindade onde todos assistiam a missa e comungavam. Quanto tinha 8 ou nove anos carreguei esse andor.



Quando o menino foi furtado ele vestia m vestido franzido azul, com rendas prateadas e vidrilhos. O ladrão jogou as vestes no bambuzal ali do lado da igreja. O mais curioso na época é que a igreja não foi arrombada: a porta lateral foi encontrada aberta, com a tranca encostada na parede.

Nesta fotografia dos anos1950 feita por José Geraldo Conceição, conhecido como Juca Ourives e irmão do Eros Conceição, parece ser de uma procissão especial da Sagrada Família. O andor é o que sai a Nossa Senhora do Rosário e o São José da Matriz. A imagem de Nossa Senhora é a da Virgem Menina, que faz parte da imagem da Sant’Ana que fica no altar do Descendimento; o São José é o que pertence a igreja da Trindade e que ficou no Museu de Arte Sacra do Rosário de 1966 a 1969 e depois ficou guardado na Matriz. As coroas que estão na Nossa Senhora e no Menino Jesus, assim como o resplendor que está no São José, se encontram hoje no Museu da Liturgia. As jarras de metal prateadas e facetadas ainda existem na matriz.

A foto foi tirada em frente a porta lateral, por onde se abre a igreja, onde é possível ver um tampão feito na época pelo Pe. José Bernadino.


Olinto Rodrigues dos Santos Filho

Nenhum comentário: