4.12.15

Lançamento do Livro




No dia 16 de Janeiro de 2016 será lançado o livro- Tiradentes, monumentos preservados de Olinto Rodrigues dos Santos Filho, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes. O evento será no Sobrado Ramalho, sede do IHGT e do IPHAN em Tiradentes, às 20:30 horas.
O livro
O livro teve o apoio financeiro do BNDES e foi editado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes e registra as obras de restauração levadas a cabo nas Igrejas de Nossa Senhora das Mercês, São João Evangelista, São Francisco de Paula, Nossa Senhora do Pilar do Padre Gaspar esta última localizada na Zona Rural do município, todas com apoio financeiro do BNDES, assim como as obras de restauração do museu Padre Toledo, instalação do Museu da Liturgia e do Museu de Santana.
A publicação consta de histórico de todos os monumentos histórico-artístico da cidade de Tiradentes e todas as intervenções realizadas durante  os século XX e XXI  nos referidos imóveis, assim como Matriz de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Capela do Bom Jesus da Pobreza, chafariz, prédio da prefeitura, estações ferroviárias.
Tem apresentação da historiadora da Arte e membro do Conselho Consultivo do IPHAN, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira.
O livro com 250 páginas é amplamente ilustrado com 178 fotografias de autoria do fotógrafo mineiro Alex Salim, especializado em fotografar o barroco desde Tiradentes até Praga e fotos complementares de David Nascimento, de Tiradentes, além de grande quantidade de fotos de arquivos retratando obras nos monumentos estudados, sendo a maioria dos arquivos do IPHAN e do IHGT.
O autor
Olinto Rodrigues dos Santos Filho, é pesquisador do IPHAN, trabalha no escritório de Tiradentes e acompanhou muitas das obras citadas no livro. É coautor dos livros O Aleijadinho e Sua Oficina, com Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Antônio Fernando Batista dos Santos, editora capivara 2002 e do roteiro “O Barroco e o Rococó nas Igrejas de São João del Rei e Tiradentes”, com Myriam Ribeiro de Oliveira, IPHAN, 2010. É ainda autor do Livro “A Matriz de Santo Antônio em Tiradentes”, IPHAN, 2010, do Guia da Cidade de Tiradentes (1977) além de diversos capítulos em livros, catálogos e artigos em revistas especializadas no Brasil e em Portugal.
No IPHAN coordenou a equipe executiva do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados de Minas Gerais.
O Fotógrafo
Alex Salim, natural de Divinópolis em Minas Gerais, especializou-se em fotografar arquitetura e arte barroca e rococó no Brasil e na Europa, tendo publicado suas fotografias em diversos livros como “A Arte Barroca no Brasil”, “A Arte Franciscana no Rio de Janeiro” de autoria de Ana Maria Monteiro e livro sobre a Estrada Real. É ainda autor de uma grande exposição “Arte Barroca no Brasil” montada no Museu Histórico Nacional, no Sesi de Ouro Preto e no Sobrado Ramalho em Tiradentes, com apresentação de Olinto Rodrigues dos Santos Filho.
O Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes
Criado em 1977, o IHGT é uma organização da Sociedade Civil que se dedica ao estudo e defesa da história local e do patrimônio histórico, artístico e ambiental da cidade de Tiradentes. Promove exposições, seminários e conferência, além de reunião ordinária mensal. Tem reeditado livros como “Ligeiras memórias sobre a Vila de São José nos tempos coloniais, de Herculano Velloso e a publicação do livro de Lendas da cidade de Tiradentes, entre outros.
Serviço
Lançamento do Livro: Tiradentes- Monumentos Preservados.
Autor: Olinto Rodrigues Santos Filho
Fotografia: Alex Salim
Local: Sobrado ramalho- IPHAN
Rua da Câmara 124, Centro, Tiradentes/MG
Data: 16 de Janeiro de 2016
Hora: 20:30 horas

Nenhum comentário: