11.10.12

Os fotógrafos


Coro paroquial, festa da Santíssima Trindade, 1951.


Poucos foram os fotógrafos identificados e, destes, alguns eram profissionais outros amadores.

André Bello (1879-1941) De origem italiana, André Bello se estabeleceu em São João Del Rei, tornando-se o mais conhecido fotógrafo da região. Foi premiado com medalha de prata na Exposição Nacional de 1909 e com medalha de outro na Exposição de Turim em 1911. Atua na sua profissão nas primeiras décadas do século XX. Suas fotos são de excelente qualidade. Sabe-se também que ele deixou um arquivo de negativos em lâmina de vidro que não foi localizado.

Francisco Reis - Do qual só se sabe que tinha foto estabelecida na Rua Direita de São João Del Rei.

Francisco Araújo Lima Fotografo amador, nasceu em Antônio Carlos em 13 de junho de 1887 e veio para Tiradentes em 1907, onde se estabeleceu como coletor. Trabalhava nas horas vagas no laboratório instalado em sua própria casa. Faleceu em 5 de janeiro de 1973. Dele foi encontrado um importante arquivo de negativos em lâmina de vidro sendo que alguns estão expostos.

João Baptista Ramalho (1909-1983): Maestro da Orquestra Ramalho e também fotógrafo amador, vereador e prefeito por duas vezes.Dele são as fotos dos carnavais da década de 30, dentre outras.

Eros Conceição (1939-2012): Fotógrafo amador da cidade que documentou todos os acontecimentos nos últimos 40 anos na cidade de Tiradentes. Foi fundador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico, da Sociedade Corpo de Bombeiro Voluntário, da Sociedade Amigos de Tiradentes e da Oficina de Teatro Entre & Vista. Em seu vasto acervo fotográfico consta não só paisagens, casario e patrimônio histórico, como também fotos de pessoas, batizados, primeira comunhão, festas de aniversário, carnavais, etc.

Outros fotógrafos dos quais apenas se sabem os nomes:

Carlos V. Gomes; F. Santos; Xavier; Albert Cohen; Paul Stille; Expedito Almeida; Irmãos Guimarães; J.C. Craig.

Nenhum comentário: